Como evitar assaltos e roubos à sua residência
Ao sair de sua residência, certifique-se de que portas e janelas estejam devidamente fechadas. Não deixe as chaves em "esconderijos" (dentro de vasos, debaixo de tapetes, etc.).
Quando for viajar, comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Solicite a ele que recolha correspondências, jornais, revistas, etc. Você pode ainda suspender temporariamente a assinatura de seus períódicos. Esses procedimentos evitam que a casa fique com um aspecto de abandono Dificulte a ação dos ladrões. Instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Nunca deixe portões e portas abertas, mesmo que tenha alguém em casa. Oriente seus filhos e empregados sobre essa providência.
Só contrate empregadas domésticas com referências anteriores. Saiba o endereço da empregada ou de seus parentes.
Não abra a porta para pessoas que se apresentem para oferecer serviços não solicitados (encanadores, jardineiros, eletricistas, etc.). Oriente as crianças também para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.
Antes de sair de casa ou da garagem, observe sempre se há alguém ou algum grupo de pessoas ou carros suspeitos nas proximidades. Os mesmos cuidados devem ser tomados quando estiver chegando em casa.
À noite, mantenha um bom sistema de iluminação externa, deixando também algumas lâmpadas internas acesas, mesmo quando não houver ninguém em casa.
Fique atento! As pessoas que fazem pesquisas ou que prestam outros tipos de serviços da comunidade, devem estar com a credencial da firma ou empresa e também com a carteira de identidade.
Não utilize qualquer tipo de identificação no seu chaveiro. Isso facilita a localização de sua residência e compromete a sua segurança.
Quando observar luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando, chame a Polícia.

Como evitar acidentes em casa
Não mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (facas, tesouras, etc.). Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo. Isso evita que as crianças brinquem com as tomadas.

Evite choques! Nunca toque em aparelhos elétricos ligados quando estiver com as mãos ou o corpo úmidos.
Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista. Com o tempo, a sua capa protetora se desgasta. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.
Evite acidentes em casa!. Coloque corrimão em todas as escadas. Isso evita quedas inesperadas. Mantenha medicamentos e produtos tóxicos fora do alcance de crianças.
Mantenha sempre à mão telefones de emergência: Polícia, Corpo de Bombeiros, Hospitais, etc. Durante trovoadas, desligue os aparelhos eletroeletrônicos da tomada.
Instale o botijão de gás em área ventilada.
Evite incêndio: não ligue vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
Evite acidentes: se sentir cheiro de gás de cozinha, não acenda luzes, velas, cigarros, ou qualquer fonte de calor ou objetos que produzam faíscas.